Onde as mentes criativas se encontram!


 
Avatar do usuário
FabioDev
Novato
Novato
Autor
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Abr 17, 2017 12:12 am
Karma: 50

[ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Qui Abr 20, 2017 8:28 pm

Conforme estabelecido no seguinte tópico - JAM #4 - Votação dos Jogos - estou criando este para debater a forma injusta como foi desclassificado o projeto Cristalomelância!, do usuário Rodrigo Santiago.

Primeiramente, vejamos o regulamento que foi anunciado para a participação no evento (no que se refere ao projeto em si):
gabrielsch escreveu:
Regras de Participação
  • Todas as regras do fórum se aplicam neste evento.
  • Você pode participar com apenas um jogo.
  • Equipes são permitidas, porém, essas serão contadas como um participante único.
  • Equipes podem ter no máximo 4 membros.
  • Jogos devem dar o devido crédito ao conteúdo de terceiros conforme a licença de cada material utilizado.
  • O jogo participante deve ser feito do zero.
  • Jogos devem ser postados na área de entregas dos concursos entre o inicio e término da etapa de desenvolvimento.


Reparem que em momento algum o organizador cita que não será permitido participar com um projeto inacabado ou mesmo que é obrigatório conter certa quantidade de "fases" ou tempo mínimo de gameplay!

Mais do que isto, ao ser questionado sobre determinado ponto do regulamento, é ressaltado que a avaliação e/ou ponderação sobre perda de pontos/etc. caberá aos votantes (lembrando que trata-se de uma votação aberta):
chicoweb escreveu:
Eu posso usar sprites minhas antigas?
Perderei pontos de avaliação com isso?

gabrielsch escreveu:
Sim você pode reutilizar material antigo, a avaliação é feita pelos jogadores na votação aberta.



No que se refere a votação, foi estipulado o seguinte:
gabrielsch escreveu:
Regras de Votação dos Jogos
  • Cada votante deve votar nos três melhores jogos participantes, votos incompletos ou com jogos que não participam do evento serão descartados.
  • Votantes que participaram com um jogo, em equipe ou individualmente, não podem votar em si mesmo, ou seja, no seu próprio jogo.
  • Os jogos classificados pelos votantes ganham pontos na tabela geral de acordo com a colocação, são eles 15, 10 e 5 indo do primeiro até o último colocado.
  • Cada jogo votado deve ter uma mensagem informando o motivo da escolha, essa deve ter no mínimo 64 caracteres.


Atentem para o fato que a única exigência é de que seja descrito o motivo da escolha (justificativa) mediante uma sentença de, no mínimo, 64 caracteres. Não há qualquer mecanismo que impeça o mau uso desse sistema, pelo contrário, é depositada uma significativa confiança na comunidade ao permitir que uma simples frase com metade da extensão de um tweet clássico sirva como justificativa para o voto!

--------------------------------------------------------------------------------

OK, dito isto, vamos analisar a motivação que levou o organizador a desclassificar o referido jogo (bem como outros, mas que não são o foco desta crítica):
gabrielsch escreveu:
Os seguintes jogos foram desclassificados por estarem inacabados e/ou não apresentarem uma dinâmica real de jogo: Bola de Cristal, Cristalomelancia, The Witches' Ball e Hugo Lucido.


Já que o jogo do Rodrigo está completo, dentro daquilo a que se propôs, resta o segundo argumento. Mas o que viria a ser não apresentarem uma dinâmica real de jogo???

Questionei o organizador sobre este detalhe, naquele mesmo tópico, porém, como é já de conhecimento de muitos aqui, o colega Administrador não se sente na responsabilidade de dar alguma satisfação aos usuários. Se limitou a divulgar o seguinte:
gabrielsch escreveu:
Antes de mais nada, peço que evitem começar uma discussão sobre as desclassificações e postem apenas os votos para não poluir o tópico, se realmente quererem continuar com os debates sobre os assuntos por favor, criem um tópico na área de Sugestões & Críticas. Vou considerar a partir de agora posts desse tipo nesse tópico como flood.


Vale lembrar, no entanto, que em Outubro de 2014 este mesmo colega participou do então CQ#21 - Especial de Primavera (ainda na antiga plataforma do Forumeiros) com o seguinte trabalho:



Como podem conferir neste vídeo (de autoria do próprio desenvolvedor), nada mais é que uma implementação de ambiente 3D. Não existe qualquer objetivo, desafio, recompensa, etc, etc.

Creio que alguns de vocês estavam presentes na ocasião quando o colega manifestou seu descontentamento por ficar em 2° lugar neste concurso, perdendo para um jogo chamado Harvest Nectar before Winter Arrives (infelizmente o conteúdo original está inacessível na plataforma da Forumeiros).

--------------------------------------------------------------------------------

Conclusão
Acho realmente irônico que o projeto do Rodrigo tenha sido removido tão injustamente, visto que o próprio organizador participou de um concurso com um trabalho que somente apresentava um ambiente 3D para o jogador ficar caminhando (e ainda reclamou de ficar na 2° colocação).

Não creio que o argumento utilizado tenha qualquer base. Classificar o que é e o que não é "jogo" é um assunto que há tempos vem sendo discutido entre desenvolvedores e o público, sem que exista uma linha determinante muito clara.

Existem muitos nuances envolvidos no gamedev, não pode-se simplesmente taxar como algo preto no branco, sobretudo por motivos tão banais!

Agradeço pela atenção e peço desculpas pelo texto extenso.

--------------------------------------------------------------------------------

OBS. Havia uma segunda questão referente ao número mínimo de participantes para distribuição dos prêmios, mas isto NÃO foi abordado nesta crítica.
 
Avatar do usuário
gmestanley
Novato
Novato
Mensagens: 10
Registrado em: Dom Jan 22, 2017 12:09 am
Karma: 32

Re: [ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Qui Abr 20, 2017 8:56 pm

Então, o jogo do Rodrigo foi desclassificado pois o dono não gostou do tema e só fez ele pra zuar mesmo, forçando então o gabrielsch a desclassificar ele.
Detalhe que o próprio Rodrigo falou isso no Boteco Indie, que é um chat discord relacionado ao fórum (e dá pra acessar ele clicando no botão azul gigante ao lado dos tópicos)
Espero que você tenha entendido.
Editado pela última vez por gmestanley em Qui Abr 20, 2017 9:11 pm, em um total de 2 vezes.
 
Avatar do usuário
guimaraf
Coordenador
Coordenador
Mensagens: 319
Registrado em: Ter Mai 31, 2016 3:35 am
Localização: Contagem-MG
Karma: 886

Contato:

Re: [ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Qui Abr 20, 2017 8:57 pm

"Como podem conferir neste vídeo (de autoria do próprio desenvolvedor), nada mais é que uma implementação de ambiente 3D. Não existe qualquer objetivo, desafio, recompensa, etc, etc."

Como assim? Você assistiu o vídeo pelo menos? Existem diversas mudanças de elementos do cenário, tem eventos de "CG", objetivos para perseguir, além de possuir um final. O jogo é simples? Sim.
É curto? Sim.
Tem objetivos? Sim.
Jogabilidade responde bem? "Como não joguei, não posso responder, porém ao assistir o vídeo provavelmente deve responder bem".
Na questão de desafios, pode variar de pessoa para pessoa, alguém que gosta de jogos de ação "como eu", pode considerar o jogo sem desafios, agora quem gosta de analisar a história, ver o que o jogo pode oferecer, o desafio é justamente chegar no final do jogo.

É recompensador? Novamente depende mais no estilo de jogo que gosta para considerar este critério positivo ou negativo sobre o jogo.

Agora comparar este jogo com o [font=-apple-system, Helvetica Neue, Helvetica, sans-serif]Cristalomelância, já é forçar demais a nossa inteligência, se analisar o tempo de desenvolvimento de cada 1 dos jogos, vai ver que o primeiro deve ter gasto aproximadamente de 1 semana até um mês, dependendo do conhecimento do desenvolvedor/equipe, agora o segundo provavelmente fez em apenas 1 dia "não sei se foi no post do jogo que ele disse isso ou se foi em outro jogo".[/font]

[font=-apple-system, Helvetica Neue, Helvetica, sans-serif]Falando sobre jogos "pouco comuns" em 2015 um jogo feito em Construct2 fez um relativo sucesso por ser diferente e divertido "não é meu estilo, nem me diverti com o jogo como muitas outras pessoas aproveitaram bem ele", o jogo se chama "There Is No Game", que até a presente data foram mais de 750 mil vezes jogado. Clique aqui para jogar
Eu te pergunto, se este fosse colocado no forum poderia ser considerado um jogo?

Ele é ou não um jogo?

Voltando ao Cristalomelância, infelizmente o jogo parece apenas uma trolagem, pois tem apenas uma bola que posca e um contador que é reduzido a cada clique, não tem desafio algum, o objetivo é evidente que é uma zoeira caso alguma pessoa resolva clicar na bola 999999. Sendo assim, o fato do jogo ser desqualificado é justamente por não se enquadrar nos critérios mínimos. 
Imagem
Meu Github
 
Avatar do usuário
FabioDev
Novato
Novato
Autor
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Abr 17, 2017 12:12 am
Karma: 50

Re: [ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Qui Abr 20, 2017 9:26 pm

gmestanley escreveu:
Amigo, relaxa aí. Não precisa fazer uma redação do ENEM.
Descrevi o necessário pra sustentar minha argumentação. Qualquer coisa fora disso seria criticar por criticar.

gmestanley escreveu:
Então, o jogo do Rodrigo foi desclassificado pois o dono não gostou do tema e só fez ele pra zuar mesmo [...]
Quase ninguém incorporou o tema de forma relevante no gameplay, o que indica um desinteresse ou mesmo dificuldade.

Ainda que ele tenha feito o jogo com uma "pegada" de satirização ou protesto, isso nem de longe o desqualifica pro evento. Ele não descumpriu nenhuma regra/requisito estabelecido no tópico.

gmestanley escreveu:
Detalhe que o próprio Rodrigo falou isso no Boteco Indie, que é um chat discord relacionado ao fórum [...]
Ao que me consta, não é um grupo "do TGM", sendo assim, não cabe debater aqui o que fala-se ou não por lá.

-------------------------------------------------------------------

guimaraf escreveu:
Agora comparar este jogo com o Cristalomelância, já é forçar demais a nossa inteligência, se analisar o tempo de desenvolvimento de cada 1 dos jogos, vai ver que o primeiro deve ter gasto aproximadamente de 1 semana até um mês, dependendo do conhecimento do desenvolvedor/equipe, agora o segundo provavelmente fez em apenas 1 dia "não sei se foi no post do jogo que ele disse isso ou se foi em outro jogo".
Não entenda mal, não se trata de uma análise de mercado, somente ressalto que o organizador também participou de um concurso com um "jogo não-jogo" (por assim dizer).

Como jogador, não me interessa quantos dias/semanas/meses levou o processo, muito menos se um é bacharel e o outro é atendente de telemarketing... qualquer um dos dois trabalhos pode ser apreciado em diferentes nuances, sendo assim, não se pode dizer que não são "jogos".

Por esta lógica que foi usada no JAM, dezenas de outros trabalhos que já foram enviados em concursos aqui não se enquadrariam. Como o dkoelho comentou no tópico da votação:
dkoelho escreveu:
Eu discordo com a desclassificação de jogos tipo o do Rodrigo Santiago. Se fosse assim, desclassificaria o do Dust. Afinal, ficar clicando em coisas coloridas não tem nada a ver com o tema. Não tem história, é só um jogo genérico.
 
Avatar do usuário
guimaraf
Coordenador
Coordenador
Mensagens: 319
Registrado em: Ter Mai 31, 2016 3:35 am
Localização: Contagem-MG
Karma: 886

Contato:

Re: [ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Qui Abr 20, 2017 9:44 pm

Então jogo que não te agrada não é jogo?
Imagem
Meu Github
 
Avatar do usuário
Rodrigo Santiago
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 279
Registrado em: Sáb Ago 22, 2015 8:17 am
Karma: 585

Re: [ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Qui Abr 20, 2017 9:47 pm

Acho essas críticas muito boas, pois quanto mais JAMs a (T)GMBR faz melhor vão ficando. Por exemplo, esperar as avaliações era muito ruim, atrasava, eram injustas, algumas pessoas ficavam realmente irritadas e muito mais. Depois mudaram  pra votação, depois foram colocando mais e mais regras, especificando algumas coisas, tirando outras como a limitação de jogos .exe para windows, ou jogos feitos no game maker.

Os JAMs ficaram bem mais numerosos e divertidos
Creio que no próximo JAM vamos ver uma nova regra no que diz respeito a validade dos  jogos!
 
Avatar do usuário
Superbomber
Experiente
Experiente
Mensagens: 287
Registrado em: Sáb Jun 04, 2016 9:02 pm
Localização: Natal-RN
Karma: 381

Contato:

Re: [ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Qui Abr 20, 2017 10:07 pm

Lá vem treta. \o/
Ta ok, vamos lá.

Primeiramente achei sua atitude de colocar o jogo do Gabis para o CQ#21 aqui em questão meio patética(sem querer ofender)
Um concurso não tem relação com o outro, e muito menos um jogo com o outro. Simplesmente me pareceu querer dizer: "Se você pode, porque ele não?"
Um policial pode andar armado, vai usar como justificativa também? (e levar coronhada na cabeça pra aprender a respeitar?)
Enfim, vamos nos ater ao assunto.

Primeiramente vamos falar do tema, que é Cristalomancia, que de acordo com o dicionário significa:
dicio.com.br/cristalomancia/ escreveu:
Adivinhação por meio de objetos de vidro ou cristal, ou ainda gelo e espelhos.


Logo de cara vemos que o jogo não segue bem o tema, mas vamos falar da justificativa:
Gabrielsch escreveu:
Os seguintes jogos foram desclassificados por estarem inacabados e/ou não apresentarem uma dinâmica real de jogo: Bola de Cristal, Cristalomelancia, The Witches' Ball e Hugo Lucido.


A que se resume um jogo eletrônico? Digo pelo consenso comum que, um jogo eletrônico é:
Um software com elementos interativos ao qual o usuário deve cumprir um objetivo. (concorda com o significado? Ótimo.)

Vamos analisar o (suposto) jogo do Rodrigo:
No jogo do Rodrigo temos um elemento interativo. (por toque)
E temos um objetivo. (quebrar a tela do celular... Ou talvez seja fake)

Agora vamos analisar o Paint:
Tem algum elemento interativo? (muitos, confere)
Tem algum objetivo? (fazer desenhos, confere)

O Paint é um jogo?? E que tal o Word? E o Firefox? Tem muitos elementos interativos também. :hmm:

É um jogo? Eu diria que é tanto um jogo quanto aqueles aplicativos de lanterna que tem na Google Play. Isto é, não.
Segue a mecânica do tema do concurso? Eu diria que não.

Eu voto que concordo com a desclassificação. :u.u:

EDIT:
Ao que me consta, não é um grupo "do TGM", sendo assim, não cabe debater aqui o que fala-se ou não por lá.


Então não é relevante o que se debate no grupo oficial do fórum do Discord, mas é relevante um jogo de um concurso antigo do fórum antigo da comunidade que ocorreu a trocentos anos e que foi organizado POR OUTRAS PESSOAS. (pessoas diferentes, regras e formatos diferentes)
* Em breve *
Um texto lindo e emocionante.... Aguarde. :hmm:
 
Avatar do usuário
gabrielsch
Coordenador GML
Coordenador GML
Mensagens: 250
Registrado em: Dom Abr 10, 2016 3:34 am
Karma: 650

Re: [ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Qui Abr 20, 2017 10:47 pm

Demorou mais tempo do que eu imaginava para um tópico seu ou do Mr.Rafael aparecer por aqui, mas já era de se esperar algo do tipo.

Vamos começar com o motivo pelo qual os jogos inacabados foram desclassificados. De fato nas regras do evento não é estabelecido um estágio de desenvolvimento para os jogos participantes, o projeto pode estar em alpha, beta etc. Porém, é necessário analisar o progresso do jogo para que uma "tech demo" da vida não entre para a votação. Os dois jogos desclassificados por estarem inacabados era primitivos demais, o estágio de desenvolvimento não podia ser considerado nem mesmo alpha.

Sobre a votação, existe algum problema em fazer a validação dos votos com um texto e/ou frase curta de 64 caracteres no minimo? Esse tipo de regra não impede, e inclusive, não impediu que usuário utilizassem de má fé o sistema de votação, como é o caso dessa frase.

Honestamente, não joguei o jogo, mas vi as imagens e achei interessante.

Realmente, incrível.


Sobre a indagação do chicoweb respondida por mim. Os usuários avaliam os jogos enviados para o evento, mas não são eles quem decidem se uma entrada é ou não válida para votação.

vamos analisar a motivação que levou o organizador a desclassificar o referido jogo

É muito importante resaltar que eu como organizador não tenho poder total sobre as decisões feitas dentro do evento, essas são tomadas junto da staff que caso você não saiba, tudo indica que não, é composta por mim, Markito e Wellington.


Não existe mistério sobre minha postagem no tópico de votações, o tópico tem como objetivo postagem de votos e não postagem com discussões e/ou satisfações, motivo pelo qual eu me limitei a orientar a criação de outros tópicos.


Como podem conferir neste vídeo (de autoria do próprio desenvolvedor), nada mais é que uma implementação de ambiente 3D. Não existe qualquer objetivo, desafio, recompensa, etc, etc.


Memories From Yesterday é um jogo experimental, ou caso queira classificar, um jogo do gênero walking simulator. O projeto apresenta todos os itens no qual você afirma não ter, como por exemplo: o objetivo do jogo é progredir pelas quatro estações solucionando puzzles específicos de cara estação, como a estátua (2:38), o obelisco (4:40), o poço (6:40) e o "espírito" das lapides. O desafio é justamente desvendar os mistérios de cada estação lhe dando a recompensa em partes que se junta no final. Além disso o jogo conta com cutscenes, ambientação e música que soma a atmosfera que eu tinha em mente na época. Acredito que é apenas você que gosta de exclusivamente caminhar nos jogos.

Não vejo como a minha infelicidade com a avaliação dos jurados daquele evento seja relevante, vejo isso como uma tentativa fraca de suportar o seu argumento anterior sobre o meu jogo.

Agora, vamos dar uma olhadinha rápida no jogo do nosso amigo Rodrigo Santiago. Em resumo é um clicker genérico perfeito para qualquer dispositivo mobile, ele podia colocar um botão, um ovo, mas não, resolveu colocar um bola de cristal. Perfeito, o jogo está dentro do tema, fácil assim. Mas infelizmente o jogo não apresenta nenhum, e eu repito, nenhum desafio ao jogador, o máximo que o projeto oferece é a curiosidade para saber o que acontece quando o contador chega a zero. Além disso o próprio autor deixou claro que o jogo era uma brincadeira, não foi feito para ser uma entrada séria dentro do evento. Ainda bem que ele não tentou participar com um site estático, não é mesmo?

A conclusão é que, você não fez mais do que o de sempre, criticar coisas fúteis como essa atacando a minha pessoa e o meu trabalho e criar problemas dentro do fórum. E se não bastasse isso tudo, você nunca está sozinho, a dupla dinâmica sempre está de olho nesse site na qual os mesmos nem parecem que participam, me surpreende que os dois ainda tenham tido o trabalho de criar uma conta com um nome que faça sentido e ainda colocar um avatar. Triste.
3
Imagem
 
Avatar do usuário
FabioDev
Novato
Novato
Autor
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Abr 17, 2017 12:12 am
Karma: 50

Re: [ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Sex Abr 21, 2017 12:05 am

guimaraf escreveu:
Então jogo que não te agrada não é jogo?
Creio que você ainda não entendeu minha colocação, veja:
eu mesmo escreveu:
Como jogador, não me interessa quantos dias/semanas/meses levou o processo, muito menos se um é bacharel e o outro é atendente de telemarketing... qualquer um dos dois trabalhos pode ser apreciado em diferentes nuances, sendo assim, não se pode dizer que não são "jogos".


Rodrigo Santiago escreveu:
Acho essas críticas muito boas, pois quanto mais JAMs a (T)GMBR faz melhor vão ficando. Por exemplo, esperar as avaliações era muito ruim, atrasava, eram injustas, algumas pessoas ficavam realmente irritadas e muito mais. Depois mudaram  pra votação, depois foram colocando mais e mais regras, especificando algumas coisas, tirando outras como a limitação de jogos .exe para windows, ou jogos feitos no game maker.
Detalhe que em cada um desses "pormenores" sempre houve uma iniciativa de contestar o que a Staff estava fazendo (ou deixando de fazer), mas ainda que a própria comunidade encare como algo positivo, as pessoas que deveriam estar preocupadas com esses pormenores classificam tudo como "criticar coisas fúteis/criar problemas dentro do fórum.

Superbomber escreveu:
...

gabrielsch escreveu:
Demorou mais tempo do que eu imaginava para um tópico seu ou do Mr.Rafael aparecer por aqui, mas já era de se esperar algo do tipo.
Ué, você pediu pra não atrapalhar a votação e abrir um tópico dedicado ao debate. Por acaso foi algo meio subjetivo pra calar o assunto e dai esse "desapontamento" com a abertura deste tópico?

Sério, depois você reclama quando alguém diz que é arrogante...

gabrielsch escreveu:
Vamos começar com o motivo pelo qual os jogos inacabados foram desclassificados. De fato nas regras do evento não é estabelecido um estágio de desenvolvimento para os jogos participantes, o projeto pode estar em alpha, beta etc. Porém, é necessário analisar o progresso do jogo para que uma "tech demo" da vida não entre para a votação.
Devo entender então que na prática o regulamento é apenas praxe, tu decide conforme for mais conveniente?

No JAM anterior houve até uso de material ripado - o que estava BEM especificado como não permitido - mas ali você entendeu que não era o caso e então tipo, né, sacomé...

gabrielsch escreveu:
Sobre a votação, existe algum problema em fazer a validação dos votos com um texto e/ou frase curta de 64 caracteres no minimo?
No momento em que são removidos participantes por receio de que votos "sarcásticos" sejam feitos, ter como único requisito uma frase de meia dúzia de palavras é muito contraditório!

Uma coisa é desconsiderar uma justificativa ao estilo SuperGames (tá meio ruim, muito ruim, mas como você desenhou então dou 9/10), outra é esperar que em 1 (uma) linha se obtenha alguma argumentação que exceda o óbvio.

gabrielsch escreveu:
Os usuários avaliam os jogos enviados para o evento, mas não são eles quem decidem se uma entrada é ou não válida para votação.
Pra isso há um regulamento. Se este for passível de "interpretação", então não há imparcialidade no evento.

gabrielsch escreveu:
É muito importante resaltar que eu como organizador não tenho poder total sobre as decisões feitas dentro do evento, essas são tomadas junto da staff que caso você não saiba, tudo indica que não, é composta por mim, Markito e Wellington.
Como da última vez que você tentou vender essa ideia de que não responde pelas coisas, volto a dizer, a cara que está lá no post é a sua, então não espere que alguém vá lá questionar o outro cabra que sequer dá as caras por aqui.

gabrielsch escreveu:
Não existe mistério sobre minha postagem no tópico de votações, o tópico tem como objetivo postagem de votos e não postagem com discussões e/ou satisfações, motivo pelo qual eu me limitei a orientar a criação de outros tópicos.
Se houver 30 postagens de questionamento, mas o tópico for de, sei lá, anúncio de venda de sprite de corda-bamba, então você taca um foda-se?

gabrielsch escreveu:
Memories From Yesterday é um jogo experimental [...]
O jogo "Watch the ducks" também é, e se resume a mostrar uma tela onde você observa patos na lagoa (e com gráficos absurdamente básicos). Existem discussões sobre ele em comunidades gringas e o pessoal encara isso como "jogos de baixa interatividade".

O jogo do Rodrigo pode ser encarado pelo mesmo prisma. Não há fundamento que o impeça de ser.

gabrielsch escreveu:
Acredito que é apenas você que gosta de exclusivamente caminhar nos jogos.
A frase "andar não é gameplay" não é minha, você deve se lembrar.

Em todo caso, se por um minuto deixar dessa paranóia de que meu objetivo de vida é desconstruir a sua imagem, perceba que minha análise do seu jogo experimental partiu do mesmo ponto de vista que foi dado ao jogo do Rodrigo. Sim, é um tipo de sarcasmo, e sim, você sabe que eu faço muito uso disso nessas comparações.

gabrielsch escreveu:
Agora, vamos dar uma olhadinha rápida no jogo do nosso amigo Rodrigo Santiago. Em resumo é um clicker genérico perfeito para qualquer dispositivo mobile, ele podia colocar um botão, um ovo, mas não, resolveu colocar um bola de cristal. Perfeito, o jogo está dentro do tema, fácil assim.
Qual jogo ali, exceto talvez o do Guimaraf, muda de essência se você desconsiderar as sprites?

Pra ser bem sincero, por esta analogia que fez agora, mais da metade dos que ficaram deveria ser desclassificada por má fé no uso do tema!

gabrielsch escreveu:
Além disso o próprio autor deixou claro que o jogo era uma brincadeira, não foi feito para ser uma entrada séria dentro do evento. Ainda bem que ele não tentou participar com um site estático, não é mesmo?
Realmente importa se ele foi despretensioso ao fazer o jogo? O resultado não é ofensivo, não infringe o regulamento, não é impróprio de nenhuma maneira.

Ao remover esse jogo você basicamente está indo na contramão de todas as "flexibilizações" que ocorreram ao longo desses eventos. Que tão mal poderia fazer ter um jogo experimental participando???

Se ele é "ruim" enquanto experiência de jogo, é claro que não será vencedor ou mesmo receberá alguma colocação. P***, isso é algo tão natural que nem mesmo deveria ser necessário eu bater nessa tecla xD

""Ah mas o povo vota de zuera no pior jogo""

Bom, se for esse o caso, então teu problema está no mecanismo de avaliação, não no participante.

gabrielsch escreveu:
A conclusão é que, você não fez mais do que o de sempre, criticar coisas fúteis como essa atacando a minha pessoa e o meu trabalho e criar problemas dentro do fórum.
Se isso fosse verdade, você não teria qualquer problema em impedir - por todo e qualquer meio disponível - que eu estivesse aqui neste meio.

É estranho porque houve vários momentos em que elogiou tanto a mim quanto o Rafael, justamente por debater questões como esta. Já disse zilhões de vezes que minhas críticas são sempre para com ações, tanto que eu nunca cito claramente seu nome.

Não tenho culpa que você seja o organizador do evento, e fosse quem fosse, a única coisa que iria mudar é a comparação que eu utilizei (no caso iria me valer de algum jogo/etc da pessoa que organizou, e não o seu).

gabrielsch escreveu:
E se não bastasse isso tudo, você nunca está sozinho, a dupla dinâmica sempre está de olho nesse site na qual os mesmos nem parecem que participam, me surpreende que os dois ainda tenham tido o trabalho de criar uma conta com um nome que faça sentido e ainda colocar um avatar.
Amiguinho, não falo com o Rafael tem meses já.

Eu criei uma conta com um nome que faz sentido, ué, que diabos eu deveria por? XuferluzesTheHedgehog??? Pra ser bem sincero, eu fiz uma pseudo-crítica ao Gonçalves... entendedores entenderão.

No caso do Rafael, a conta dele ao que parece é a mesma de sempre, tem até os badges do outro JAM. Percebe, você deixa seu emocional levar a coisa pra um lado que simplesmente não existe!
 
Avatar do usuário
Superbomber
Experiente
Experiente
Mensagens: 287
Registrado em: Sáb Jun 04, 2016 9:02 pm
Localização: Natal-RN
Karma: 381

Contato:

Re: [ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Sex Abr 21, 2017 1:02 am

FabioDev, você está deixando seu emocional levar as coisas para um lado que simplesmente não existe.

Vamos supor que o que você diz é verdade: O significado de "jogo" é subjetivo.
Partindo disso, então os organizadores da competição tem total liberdade de decidir o que é ou não considerado um jogo. Já que tem um significado relativo e pessoal. (o que pode ser considerado um jogo? Eis a questão. :hmm: )

Mas não sou eu que digo, é você:
Não creio que o argumento utilizado tenha qualquer base. Classificar o que é e o que não é "jogo" é um assunto que há tempos vem sendo discutido entre desenvolvedores e o público, sem que exista uma linha determinante muito clara.


Resumindo: De acordo com o "fato" que você quer impor, novamente a desclassificação é justa. Já que os organizadores que devem decidir o que pode ou não ser considerado um jogo. (uma foto pode ser considerado um jogo eletrônico?)
Digo isso de acordo com o que você mesmo disse, não há uma linha determinante muito clara né? Logo, é subjetivo.

Da mesma forma que cabe aos organizadores de uma galeria de arte decidir o que é arte.
Imagine um "artista" pegar uma casca de banana e querer obrigar a galeria a expor sua "obra" com os mesmos argumentos que você está usando? ("Não há uma linha tênue definindo o que é ou não arte, logo tudo o que eu quiser é obrigatório que seja considerado arte. EU SOU DEUS!")

Vejamos se lhe falta argumentos novamente. :detetive:
* Em breve *
Um texto lindo e emocionante.... Aguarde. :hmm:

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot] e 1 visitante