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FabioDev
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Re: [ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Sex Abr 21, 2017 2:13 am

Superbomber escreveu:
Imagine um "artista" pegar uma casca de banana e querer obrigar a galeria a expor sua "obra" com os mesmos argumentos que você está usando?

Wikipédia anglófona - https://en.wikipedia.org/wiki/My_Bed

Uma cama desarrumada foi considerada arte por curadores de uma galeria de arte contemporânea. Pouco importa o que você ou eu achamos disso, os "especialistas" em arte decidiram que sim.

Algumas pessoas consideram Romero Britto um p*** artista... outras acham que ele pega lá uns rabisco e aplica as mesmas texturas e cores que se repetem em todos os trabalhos dele.

O Steam está repleto de coisas bizarras, algumas transpirando a ânsia do ""desenvolvedor"" em entregar o produto mais lixo que ele conseguir fazer e que passe no Greenlight (que por acaso a empresa já está revendo o mecanismo de aceite).

O que eu critico aqui é um contexto, um momento onde havia determinada situação que poderia ser encarada desta ou daquela maneira, já que se trata de algo naturalmente ambiguo.

Dentro daquele cenário era proveitoso (e reforço, sem quaisquer fundamentos do oposto) abraçar a participação de um "jogo experimental", por mais de uma razão até (já citadas aqui e no tópico de votação), mas preferiu-se, como de costume, ficar na zona de conforto e eliminar aquilo que na visão do organizador poderia enfeiar o evento.

A permissão para jogos feitos em outras ferramentas/linguagens e a possibilidade de entregar um jogo que roda no navegador são exemplos de contextos e momentos semelhantes, onde igualmente foi tomado o rumo mais confortável de início, mas que houve contestação por parte dos membros e hoje são encarados como mudanças bem vindas.

Não será nada inusitado se num futuro próximo um eventual CQ ou JAM utilize a experimentação até mesmo como tema e a comunidade encare aquilo como uma coisa bacana. Me incomoda apenas o fato de que com o tempo as pessoas simplesmente se esqueçam dessas pequenas "conquistas" e passem a encarar tudo como uma evolução automática do sistema.
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Superbomber
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Re: [ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Sex Abr 21, 2017 3:10 am

É por isso que usei a arte como exemplo. Sei que existem e já conheci obras de arte completamente non-sense.
Vou reutilizar suas próprias palavras:

Pouco importa o que você ou eu achamos disso, os "especialistas" em arte decidiram que sim.

Como eu disse, eles decidem o que é ou não arte.

O mesmo vale para o concurso, onde os organizadores que decidem o que é ou não considerado um jogo válido.

Você está apelando ao extremo essa questão da "contestação" dos membros.
Se alguém reclamar que é uma má ideia aceitar mais de 2 jogos no concurso, esse absurdo é obrigado a ser aceito?
Vão fazer JAMs só para dois competidores porque um membro quer... ._.

Melhorar não é sinônimo de aceitar qualquer idiotice recomendada.
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gillenew
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Re: [ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Sex Abr 21, 2017 6:41 am

eu nunca tinha visto desclassificação em jams x}
 
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FabioDev
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Re: [ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Sex Abr 21, 2017 7:37 am

Superbomber escreveu:
Se alguém reclamar que é uma má ideia aceitar mais de 2 jogos no concurso, esse absurdo é obrigado a ser aceito?
Sabe ali no título do tópico, aquela tag entre colchetes... está escrito [ Exigência ]?

Vou deixar aqui este texto de apoio:
Crítica
O termo "crítica" deriva do grego kritike, significando "a arte de discernir", ou seja, o fato de discernir o valor das pessoas ou das coisas. Análise sistemática das condições e consequências de um conceito.
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guimaraf
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Re: [ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Sex Abr 21, 2017 10:40 am

FabioDev escreveu:
guimaraf escreveu:
Então jogo que não te agrada não é jogo?

Creio que você ainda não entendeu minha colocação, veja:
eu mesmo escreveu:
Como jogador, não me interessa quantos dias/semanas/meses levou o processo, muito menos se um é bacharel e o outro é atendente de telemarketing... qualquer um dos dois trabalhos pode ser apreciado em diferentes nuances, sendo assim, não se pode dizer que não são "jogos".


Eu te pergunto novamente, assistiu o vídeo que você mesmo postou? 
Caso tenha assistido, mesmo avançando algumas partes, vai ver que está falando muita, mais muita besteira mesmo em dizer que o jogo não tem objetivo algum. Novamente ressalto, se o seu gosto pessoal é bem diferente da proposta aplicada ao jogo em questão, pode acreditar que ele é muito parado e sem nada para se fazer.
Concordo com você, para o jogador não importa se foram 1 ou 5000 pessoas, se elas até fizeram faculdade na Nasa ou na pqp, o que importa é se o jogo é bom, novamente o fato de um jogo ser bom ou não vai depender mais do seu gosto pessoal. A questão que eu fiz da quantidade de tempo de desenvolvimento deste em relação ao jogo desta Jam é justamente pela complexidade que o jogo se mostrou "caso não tenha assistido nada do vídeo, realmente vai achar que o jogador só anda".
Por fim, a comparação foi infeliz, este é o fato.
Um abraço e sem tretas.
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Re: [ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Sex Abr 21, 2017 11:06 am

guimaraf escreveu:
Eu te pergunto novamente, assistiu o vídeo que você mesmo postou?
Eu estava lá naquela ocasião... eu joguei o jogo, aliás.

O que você, talvez, não compreendeu, é que não meço o mérito de um jogo com o outro. A analogia se refere ao contexto em que tanto um quanto outro foram apresentados.

Assim como hoje, muito do que aconteceu em torno daquilo se deu no chatbox e não chega o "público geral".

Enfim, não sei como colocar isso pra você de uma forma mais compreensível.
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Superbomber
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Re: [ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Sex Abr 21, 2017 12:37 pm

Você se esquece do que escreve, ou só finge para poder falar outras besteiras como se ainda não tivesse dito besteira antes?

FabioDev escreveu:
Dentro daquele cenário era proveitoso (e reforço, sem quaisquer fundamentos do oposto) abraçar a participação de um "jogo experimental", por mais de uma razão até (já citadas aqui e no tópico de votação), mas preferiu-se, como de costume, ficar na zona de conforto e eliminar aquilo que na visão do organizador poderia enfeiar o evento.

A permissão para jogos feitos em outras ferramentas/linguagens e a possibilidade de entregar um jogo que roda no navegador são exemplos de contextos e momentos semelhantes, onde igualmente foi tomado o rumo mais confortável de início, mas que houve contestação por parte dos membros e hoje são encarados como mudanças bem vindas.


Para você, não ouvir sua crítica/birra é estar em "zona de conforto".
Ah, e já que você tem uma ENORME dificuldade na leitura, deixe-me ajudá-lo:

Superbomber escreveu:
Você está apelando ao extremo essa questão da "contestação" dos membros.
Se alguém reclamar que é uma má ideia aceitar mais de 2 jogos no concurso, esse absurdo é obrigado a ser aceito?
Vão fazer JAMs só para dois competidores porque um membro quer... ._.

Melhorar não é sinônimo de aceitar qualquer idiotice RECOMENDADA.


Ai eu lhe pergunto, onde estou dizendo que você está fazendo uma exigência?
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Mr.Rafael
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Re: [ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Sex Abr 21, 2017 1:49 pm

E aqui temos uma discussão, fui citado nela, até.

Tentarei responder a alguns dos posts, além do motivo dado pelo organizador sobre a desclassificação dos jogos. Embora alguns posts tenham sido direcionado a outros usuários, expressarei um comentário sobre estes também.

Rodrigo Santiago escreveu:
Acho essas críticas muito boas, pois quanto mais JAMs a (T)GMBR faz melhor vão ficando. Por exemplo, esperar as avaliações era muito ruim, atrasava, eram injustas, algumas pessoas ficavam realmente irritadas e muito mais. Depois mudaram  pra votação, depois foram colocando mais e mais regras, especificando algumas coisas, tirando outras como a limitação de jogos .exe para windows, ou jogos feitos no game maker.

Os JAMs ficaram bem mais numerosos e divertidos
Creio que no próximo JAM vamos ver uma nova regra no que diz respeito a validade dos  jogos!

Não concordo muito com isso aí não.

Aliás, os antigos Concursos Quinzenais tiveram efeito contrário, piorando a cada novo anúncio. Tudo isso graças aos péssimos temas propostos pelos organizadores - podendo notar até uma transição de temas mais "'técnicos/limitadores" (como jogos que usassem meios alternativos de se apresentar os gráficos e limitação de paleta de cores) para temas "artísticos" (como jogos de primavera e de plantas com cachalotes - sim, é sério, alguém realmente fez um CQ com esse tema) - e a supersaturação dos mesmos.

O último concurso decente que a comunidade ganhou depois de todo esse tempo, ao meu ver, foi o JAM #001, e isso porque tiveram várias críticas sobre diversas partes do regulamento (algo que não se via há muito tempo - a comunidade aprendendo a falar ao invés de puxar saco e a organização agindo ao invés de adiando para "os próximos JAMs"). E mesmo com todos os passos bem ali, alguém ainda conseguiu pegar e fazer tudo ao contrário! Então não me arriscaria a dizer que eles vão melhorando não...

gabrielsch escreveu:
Demorou mais tempo do que eu imaginava para um tópico seu ou do Mr.Rafael aparecer por aqui, mas já era de se esperar algo do tipo.

Vamos começar com o motivo pelo qual os jogos inacabados foram desclassificados. De fato nas regras do evento não é estabelecido um estágio de desenvolvimento para os jogos participantes, o projeto pode estar em alpha, beta etc. Porém, é necessário analisar o progresso do jogo para que uma "tech demo" da vida não entre para a votação. Os dois jogos desclassificados por estarem inacabados era primitivos demais, o estágio de desenvolvimento não podia ser considerado nem mesmo alpha.

É, me citaram mesmo na discussão.

Primitivos demais? O meu jogo é literalmente um dinossauro correndo e ainda sim foi classificado. Também reparei como a maioria dos jogos usam uma bola de cristal ou uma bruxa... mas o meu não. Não entendi muito por que, mas foi um detalhe que só percebi depois.

Enquanto isso, entre os desclassificados, além do já mencionado anteriormente "Bola de Cristal", há jogos como o do guimaraf, um autêntico point-and-click, e o do Rodrigo Santiago, que consiste em repetitividade. Estes jogos, ao meu ver, parecem ter sido discriminados só porque não seguiram os estilos "populares" (jogos 2D em ação/plataforma).

gabrielsch escreveu:
Sobre a votação, existe algum problema em fazer a validação dos votos com um texto e/ou frase curta de 64 caracteres no minimo? Esse tipo de regra não impede, e inclusive, não impediu que usuário utilizassem de má fé o sistema de votação, como é o caso dessa frase.

Honestamente, não joguei o jogo, mas vi as imagens e achei interessante.

Realmente, incrível.

Juro que não foi de má fé. Para dizer a verdade, fui bem honesto com essa justificativa. Os votos são frágeis o suficiente para que alguém vote num determinado jogo só porque possui gráficos bonitos em comparação ao resto, ou porque passou mais tempo sem morrer ou perder em um do que no outro: basta substituir "Não joguei, só vi as imagens." ou "Abri o jogo, joguei por 30 segundos e depois fechei." por "O jogo está bem trabalhado, com gráficos bem-feitos, sem dúvida o jogo mais polido deste Jam." (93 caracteres) ou "No jogo você controla um personagem que precisa matar vários inimigos para ir passando de fase - uma ideia muito boa, levando em conta o tempo do concurso." (155 caracteres). Agir de má fé, para mim, seria justificar desse jeito.

Para finalizar, receio que uma parcela das pessoas que expressaram insatisfação com a qualidade dos jogos acabem postando a clássica mensagem de "parabéns a todos os participantes, foi um concurso bem disputado" no tópico de resultados (não estou dizendo que farão isso, apenas que existe a possibilidade de alguém o fazer).

gabrielsch escreveu:
É muito importante resaltar que eu como organizador não tenho poder total sobre as decisões feitas dentro do evento, essas são tomadas junto da staff que caso você não saiba, tudo indica que não, é composta por mim, Markito e Wellington.

Ah, mas eu pensei que a staff também era composta de moderadores, colaboradores e coordenadores. Como fui ingênuo...
Muda o nome dos outros cargos para "Enfeite" pelo menos, assim não confunde a gente.

gabrielsch escreveu:
Agora, vamos dar uma olhadinha rápida no jogo do nosso amigo Rodrigo Santiago. Em resumo é um clicker genérico perfeito para qualquer dispositivo mobile, ele podia colocar um botão, um ovo, mas não, resolveu colocar um bola de cristal. Perfeito, o jogo está dentro do tema, fácil assim. Mas infelizmente o jogo não apresenta nenhum, e eu repito, nenhum desafio ao jogador, o máximo que o projeto oferece é a curiosidade para saber o que acontece quando o contador chega a zero.

É engraçado, porque existe um projeto relativamente popular e que usa a mesma proposta do jogo do Rodrigo Santiago: Cookie Clicker. E veja só, é considerado um jogo!

gabrielsch escreveu:
[...] a dupla dinâmica sempre está de olho nesse site na qual os mesmos nem parecem que participam, [...]

Já não tenho mais contato com o FabioDev há meses. Logo, esse negócio de "dupla dinâmica" é um pensamento errado seu. Pode ficar sossegado, meu bruxo!

o/
 
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FabioDev
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Re: [ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Sex Abr 21, 2017 2:41 pm

Superbomber escreveu:
...
Na sinceridade? Não tenho vontade ou motivo pra sequer levar a sério o que sai dos seus posts... tu não tem moral nem pra ficar calado.

Mr.Rafael escreveu:
Enquanto isso, entre os desclassificados, além do já mencionado anteriormente "Bola de Cristal" [...]
Apenas pra esclarecer, todavia, o projeto que enviei era algo meio conceitual (na falta de um termo melhor), uma demonstração do que poderia ser feito em cima daquele tema sem ser um joguinho de plataforma forçado com sprites de bruxa.

Tanto é que, em momento algum, contesto a desclassificação do mesmo.
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Re: [ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta

Sex Abr 21, 2017 3:01 pm

Mais uma vez falta argumentos para o @FabioDev, pois é.

@Mr.Rafael, quem considera esse troço do biscoito um jogo? O desenvolvedor? É.
Isso ai do biscoito não é o único, tem um app na Google Play para isso também.

Enfim, aderindo a moda fiz minha versão desse """jogo""" também.
Mas em nome da zoeira, fiz SEM PROGRAMAÇÃO ALGUMA. Usei puro CSS:
https://jsfiddle.net/DieBoy/vfbwr4ds/

Que interessante esse "jogo", só aplicar umas animações e taram. Um jogo!
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