Onde as mentes criativas se encontram!

Regras do fórum
Antes de criar um tópico, por favor leia o tópico de modelos antes.

nicoca
Membro
Membro
Autor

Contato:

Tutorial:como usar time line jeito mais facil(editado)

Qui Mai 26, 2016 9:16 pm

Nome: Tutorial de como usar time line para animar
Versão: standard edition v1.4.1749

Modo: Iniciante

Esse tutorial e bem simples (!bem simples mesmo!)
Bom para começar primeiro vá em time line.(como o próprio nome diz né?)
Imagem
Com o botão direito crie uma time line e de o nome que você quiser, vó usar as que já tenho.
Imagem
Depois clique na sua time line e aperte(ou clique se que sabe ;-;) em Add pra adicionar um momento ou step(a mesma coisa)
Bom,depois de clicar em Add coloque o valor de 0 para começar a time line (não precisa ser 0 coloque apenas o numero que começa a sua animação(no caso 0)).
Imagem
clique em Ok depois, no objeto que você quer que seja "animado" coloque, um create com o evento set time line
Imagem 
depois no set time line,(ou dentro dele se que escolhe) 
coloque onde esta escrito time line, o que seria mais ou menos que a "linha de animação" que você criou na primeira imagem.(imagem la em cima)
Imagem

isso e necessario para que a time line e o objeto da animação estejam interligados, um no outro tem (como fazer sem isso mas e mais complexo).

depois de ter criado adicione um sprite ao objeto e coloque uma gravidade em um evento step

//gravidade
if place_free(x,y+1)
{
gravity=.3;
}
else
{
gravity=0;
}

gravidade para jogo de plataforma. (no caso de outro estilo procura na net por que só sei esse)
e depois coloque as colisão nos objetos da animação que preferir.

nos eventos do objeto coloque o evento colision e o objeto que você quer colidir.(se for coisa como por exemplo sol, nuvens esquece esses dois codigo, só adiciona ele caso queira que esse objeto colida ou caia)
move_contact_solid(direction,0);

vspeed=0;

agora voltando para time line. 
vá na time line que você criou e já pode começar a "animar as cegas"
no step 0 você coloca os movimentos ou coisa parecida. (no meu caso quero que o meu carro va para esquerda)
Imagem
(no caso da minha velocidade coloquei -5) no caso do speed horizontal (-) é para esquerda e (+) é para direita (não é necessario coloca o sinal de (+))
para fazer o objeto pular pegue a ação do lado do speed horizontal o speed vertical, funciona mais ou menos igual (-) e para cima e (+) e para baixo.(se você for iniciante mesmo os parentese isso aki >>() nao são necessarios ;V )

vc tambem pode adiciona um sprite que muda quando por exemplo o step chega a 120 seu sprite muda. 

e para parar de andar ou se movimentar adicione o step onde deseja parar e é aquela  velha historia  30 step 1 segundo 60 step 2 segundo e ai vai (por isso esta vendo steps altos na imagem acima) coloque speed horizontal 0 e speed vertical 0 (o sprite vc deixa a speed 0 com a sub image que escolher no meu caso e o 0)

DICA::uma coisa se vc tiver um evento no-key ou any-key no objeto da animção tireo caso contrario não vai mudar de sprite

DICA::(se caso a animação nao começar tente colocar o objeto da animação na room )

IGNOREM NÃO E NECESSARIO LER ISTO:Porfavor inguinorem:esse foi o meu primeiro tutorial aqui no forum para iniciantes que ficaram curiosos igual a eu a unica coisa meio chata e que vc meio que faz animação as cegas isso incomoda pois tem que ficar dando play toda hora para testar se foi ate onde queria 

qual quer duvida me fala(que quase ja dominei sobre a time line)(mas sou iniciantes entao talvez nao consiga resolver algumas perguntas mas pergunteas :).

guimaraf
Moderador
Moderador

Contato:

Re: Tutorial:como usar time line jeito mais facil(editado)

Dom Mai 07, 2017 1:38 pm

Todas as imagens estão off

nicoca
Membro
Membro
Autor

Contato:

Qua Jul 12, 2017 11:33 am

desculpa n tenho mais elas

guimaraf
Moderador
Moderador

Contato:

Sex Jul 14, 2017 11:45 am

nicoca escreveu:
desculpa n tenho mais elas

Tente upar outras, melhora consideravelmente a visibilidade do projeto.